Hospital Beneficiencia Portuguesa
Viva Bem Saúdavel
Voltar
09/07/2008
Ginecologia - Os novos anticoncepcionais não-orais

Todos conhecem os anticoncepcionais orais em comprimidos, que devem ser ingeridos diariamente. São preparados nas mais diversas dosagens, sempre tentando-se diminuir as quantidades de estrogênio e de progesterona.

No entanto, as últimas pesquisas estão sendo direcionadas ao anticoncepcional não-oral, pois são comuns os casos de intolerância aos comprimidos. Está-se tentando também a descoberta de anticoncepcional que não seja diário, para evitar o esquecimento de doses do remédio.

A busca de medicamento não-oral resultou até agora em novos remédios, alguns já à venda no mercado, outros em fase de pré-lançamento.

- Mirena (ou SIU- Sistema Intra-Uterino): pequena estrutura em forma de T, inserida no útero, contendo um reservatório do hormônio levonorgestrel, de longa duração, reversível e eficaz. Tem ação local dentro do útero, dificultando a passagem e função dos espermatozóides; inibe o crescimento do endométrio (revestimento do útero), desfavorecendo a gravidez; tem efeito por cinco anos, quando deve ser removido; a menstruação diminui de intensidade e, em alguns casos, pode cessar completamente.

- Implanon: implante sob a pele do hormônio etonogestrel, com duração de três anos, seguro, sem estrogênio como o Mirena; é de aplicação simples; fácil de ser localizado quando precisar trocar; diminui a menstruação.

- Lovelle: tem a mesma composição dos anticoncepcionais orais, mas é um comprimido de uso vaginal; usado diariamente, começando no quinto dia da menstruação; não produz intolerância no estômago e fígado.

- Nuvaring: ainda não está disponível no mercado; é um anel vaginal, mas só trocado uma vez por mês; de fácil aplicação; contém estrogênio e progesterona; não causa intolerância.

- Evra: deve ser lançado este ano; em forma de adesivo como o usado na terapia de reposição hormonal da menopausa; tem duração de uma semana, fazendo-se um intervalo na terceira semana; pode ser usado na praia ou na piscina, pois não perde o efeito.

Fonte:  Dr. José Bertazzo - Ginecologista e obstetra - Clínica Mulher F: (17) 227-4521
Telefone - (17) 2139 1800 Email - contato@beneriopreto.com.br
Endereço
Rua Luiz Vaz de Camões, 3150 - Redentora
CEP: 15015-750 - São José do Rio Preto - SP