Hospital Beneficiencia Portuguesa
Viva Bem Saúdavel
Voltar
09/07/2008
Odontologia - Implantes dentários - a revolução do

A divulgação pela mídia dos avanços no mercado odontológico permite conhecer as novas técnicas de implantes dentários. No mundo moderno, não se aceita mais um sorriso prejudicado por dentes irrecuperáveis ou pela falta destes.

O grande passo da moderna odontologia é, sem dúvida, a implantodontia, isto é, colocar novos dentes através de implantes osseointegrados e assim corrigir o sorriso. O sistema consiste em fixar um cilindro de titânio na intimidade óssea alveolar, no maxilar superior ou inferior, para substituir dentes perdidos ou ausentes. Depois de dois a três meses, o cirurgião expõe os implantes ao meio bucal e coloca prótese sobre eles. Os implantes não têm ligamentos na interface (divisa) osso-implante e por isso não apresentam mobilidade.

O implante reabilita desde um dente perdido até a boca inteira, desde que o paciente tenha condições ósseas e orgânicas. Os implantes são cilíndricos, com rosca ou não, e alguns têm um tipo de tratamento para ajudar na melhor osseointegração (colagem do osso alveolar ao implante) no caso de osso pobre.

Ao contrário do que acontece com as raízes naturais dos dentes, os implantes não tem ligamentos na interface (divisa osso/implante), e por isso nunca devem apresentar mobilidade.

O diâmetro dos implantes é sempre maior para os molares (5 ou 6 mm) e para os pré-molares e incisivos o diâmetro será menor (3,75 mm). As pessoas que já usam pontes móveis e dentaduras acabam se beneficiando com vantagem. Com apenas dois a quatro implantes, na maioria dos casos, pode-se substituir as próteses convencionais (pontes móveis ou dentaduras) por uma prótese fixa, rígida ou semi-rígida.

Uma pessoa que usa dentadura inferior, sem firmeza e incômoda, pode trocá-la por uma Overdenture (prótese total que já vem com encaixes próprios para se fixar em uma pequena barra de ouro em forma de cavalete parafusada em apenas dois ou três implantes).

Fonte: Dr. Alberto Santáguita Neto - Cirurgião Dentista - F: (17) 223-5011
Telefone - (17) 2139 1800 Email - contato@beneriopreto.com.br
Endereço
Rua Luiz Vaz de Camões, 3150 - Redentora
CEP: 15015-750 - São José do Rio Preto - SP