A Beneficência Portuguesa de Rio Preto possui convênio com a Faculdade UNILAGO facultando aos alunos realizar os estágios obrigatórios do quinto e do sexto anos do curso de Medicina em suas dependências.
Esses acadêmicos desenvolvem uma programação de ações práticas e profissionais que completam a formação teórica. As atividades, sempre conduzidas por um preceptor, consistem da participação em situações reais no exercício da lida médica, no Centro Cirúrgico, Enfermarias, UTI(s), Emergência, entre outras áreas.
A Beneficência Portuguesa de Rio Preto realizou convênio com o Centro Educacional e Técnico de São José do Rio Preto (CETEC) de agosto de 2019 a fevereiro de 2020. Permitindo aos alunos realizar os estágios obrigatórios do curso de Técnico de Enfermagem em suas dependências.
Também tem convênio com a UNITERP, com o curso técnico de Enfermagem, iniciando as atividades em março de 2021. E convênio com a Universidade Anhanguera, iniciado em abril de 2022.
Esses acadêmicos desenvolvem uma programação de ações práticas e profissionais que completam a formação teórica. As atividades, sempre conduzidas por um preceptor, consistem da participação em situações reais no exercício da lida de enfermagem, nas Enfermarias, UTI(s), Emergência, entre outras áreas.
O IEP sempre buscando novos conhecimentos, objetivando a melhoria na qualidade de atendimento dos pacientes, iniciou em agosto a implantação do serviço de ODONTOLOGIA HOSPITALAR com os alunos do curso de Pós Graduação em ODONTOLOGIA HOSPITALAR DA UNORP.
Com o objetivo de melhorar a condição de saúde bucal dos pacientes internados nas UTIs e reduzir o tempo de internação desses pacientes, a atuação dos dentistas tem sido de extrema importância para o nosso hospital. Os resultados tem sido altamente benéficos para os pacientes garantindo uma melhoria da qualidade assistencial do hospital
A atuação do Psicólogo no contexto hospitalar pode ser compreendida como um conjunto de contribuições profissionais que priorizam a assistência integral aos pacientes hospitalizados. Não se refere apenas ao local de atuação, inserindo-se no campo da psicologia da saúde, disciplina da psicologia que tem por objetivo a melhoria e o tratamento da saúde, além da prevenção de doenças. Um conjunto de contribuições cientificas, educacionais, profissionais específicas da Psicologia, podem ser utilizadas em sua atuação para a promoção e manutenção da saúde, avaliação no desenvolvimento de doenças e seus comportamentos associados a elas. Também pode atuar na prevenção e tratamento das doenças e compreensão das suas variáveis psicológicas.
O papel do psicólogo hospitalar é de agente de mudanças, um especialista em relações, aquele que reúne conhecimentos e técnicas, uma vez que o comportamento e o estilo de vida dos indivíduos hospitalizados podem ter um impacto significativo sobre o desenvolvimento ou a exacerbação das doenças. Nesse intuito de oferecer o melhor atendimento, o IEP tem convênio com o curso de Psicologia Hospitalar da UNIP, em que os alunos atuam em grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e interconsultoria, entre outros contextos de avaliação e intervenção psicológica.