Central de atendimento

Tel: (17) 2139-1800 / (17) 3211-6110

Pioneira em inovações sustentáveis, a responsabilidade socioambiental é um dos principais pilares da política de gestão corporativa da Bene Rio Preto. Desde o início de suas atividades, o hospital promove importantes ações que contribuem para preservar e ainda garantir o desenvolvimento do meio ambiente.

A Bene Rio Preto é o primeiro hospital do Brasil a implantar biodigestores como uma solução empreendedora e sustentável para a gestão de resíduos orgânicos. A instituição investiu em equipamentos que transformam restos de alimentos, como cascas de frutas, verduras, legumes e sobras de comida deixadas por paciente, em gás para a cozinha do hospital.

Premiação e Certificados

As iniciativa de sustentabilidade da Bene Rio Preto foram reconhecidas por duas vezes no prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo: Biodigestor, em 2021, e o projeto de reciclagem de frascos de soro.

A instituição também recebeu também Certificado de Reconhecimento como membro do Projeto Hospitais Saudáveis e Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, no ciclo 2020/2021.

Em 2022, o hospital recebeu o Certificado de Energia Renovável pela redução de 912,84 tCO2, entregues pelas instituições Comerc e Sinerconsult.

Entre ações sustentáveis, destaca-se ainda a substituição de fita de medições de plásticos descartáveis por fitas renováveis. Estimava de deixar de gerar 1.560 kg de plástico descartável.

A instituição mantém ainda os projetos:

Campanha de Olho no Óleo – A Bene Rio Preto é ponto de coleta de óleo sujo para evitar o descarte inadequado – 1 litro de óleo polui cerca de 20 mil litros de água.

Campanha Lixo Eletrônico – o hospital faz a destinação correta do lixo eletrônico entregue pelos colaboradores – já foram coletados cerca de 24,91 de lixo eletrônico na instituição.

Tampinhas que Salvam – ação social ambiental de reciclagem de tampinhas e lacres, que são revertidos para salvar animais de rua.

Arrecadação de materiais de escritório descartados para doação para as escolas públicas.