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Selo Hospital Amigo do Idoso: equipe da Bene está ainda mais habilitada para cuidar de pacientes 60+

5 fevereiro, 2025

O hospital Beneficência Portuguesa, de Rio Preto, conta com o selo Hospital Amigo do Idoso desde setembro de 2023. Trata-se de um reconhecimento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para hospitais que oferecem boas práticas de atendimento aos idosos.
O programa dialoga com os objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e se insere nos preceitos da Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030, também da OMS – Organização Mundial da Saúde. É um programa único no Brasil, exclusivo para instituições assistenciais de saúde do estado de São Paulo.
“O Selo foi criado em 2012, pela Secretaria do Estado da Saúde, já antevendo o aumento da população idosa e, principalmente, qual seria o impacto da presença dessa faixa etária nas instituições de saúde. Até 2030, o número de pessoas acima de 60 anos será o mesmo número de crianças e adolescentes. Então, visando o melhor atendimento, acolhimento e segurança no acesso, permanência e, também, na desospitalização dessas pessoas, criou-se o selo Hospital Amigo do Idoso, que conta com treinamento das equipes multidisciplinares envolvidas. Esse é um assunto de importância extrema, de impacto muito relevante e é um tema de saúde pública, que não pode mais ser ignorado.”, pontua a vice-diretora clínica da instituição, Dra. Lúcia Buffulin.

Pacientes 60+ da Bene
“Além de atender e cumprir todas as prioridades previstas em lei, a Bene possui um cuidado maior com os pacientes 60+, por meio de protocolos de prevenção de quedas, prevenção de lesão por pressão, desospitalização, protocolo de analgesia, sedação e delirium. Realizamos o gerenciamento dos protocolos citados, por meio de indicadores de resultado e qualidade assistencial. Nossa infraestrutura também passa por melhorias, afim de garantir acessibilidade e segurança para o público 60+. Há um cronograma anual de capacitação dos profissionais de saúde para contribuir na melhoria dos processos internos e iniciativas práticas de experiência do paciente”, explica a gerente de Qualidade, Roberta Jueken, sobre as ações que Hospital realiza.
Os pacientes 60+ atendidos na Beneficência Portuguesa, possuem um atendimento planejamento e direcionado para a continuidade e efetividade de cuidado.
“O Selo visa as boas práticas de segurança, junto a população 60+. Associado a isso, ele tem uma forte característica multidisciplinar, envolvendo todos os elementos, todas as áreas do hospital, o médico, o enfermeiro, o porteiro, a nutrição, a fisioterapeuta, a recepção, a hotelaria. Não existe uma área que não é impactada pelo público 60+, e que a presença do Selo não vai estar orientando e dando uma visão muito ampla, e um treinamento muito interessante”, completa Dra. Lúcia.
“Este Selo está ligado diretamente com alguns de nossos valores, o aprimoramento contínuo, carinho e respeito. Tê-lo, significa um compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos idosos, o que também pode resultar em maior confiança de nossos pacientes, com um atendimento especializado e integrado”, conclui a gerente de Qualidade.

Equipe capacitada para o atendimento
“Existe uma plataforma de treinamento, de educação continuada, para todos os profissionais envolvidos no contato direto com aquele paciente, durante sua internação, e isso visa discutir os casos clínicos, colocar sob a visão dos diferentes elementos envolvidos no cuidado e, principalmente, tornar uma situação harmônica durante a permanência daquele indivíduo na instituição, além do comprometimento com sua alta e o seu segmento pós-alta”, ressalta Dra. Lúcia.
“O Selo visa a implantação e aprimoramento dos processos de trabalho integrado, multidisciplinar, contínuo e seguindo as melhores práticas da geriatria e da gerontologia”, ressalta Roberta.
“A diretoria clínica do hospital Beneficência Portuguesa, bem como todos os profissionais envolvidos, tem tanto carinho, empenho e dedicação por este Selo e o que ele representa. Todos são membros efetivos, altamente participativos. O importante é a troca, porque quando você gera esse bem-estar, essa certeza de estar fazendo a abordagem da melhor maneira possível, você também recebe um feedback maravilhoso do paciente, e é isso que torna o cuidado ao ser humano uma atividade nobre, diferenciada e que precisa de muito amor ao próximo, e muita vontade de aprender constantemente, e humildemente”, finaliza a vice-diretora clínica da Bene.

Selo Hospital Amigo do Idoso
O selo Hospital Amigo do Idoso é concedido a hospitais públicos, privados, filantrópicos ou fundacionais.
Para recebê-lo, a instituição deve passar por uma auditoria e cumprir etapas obrigatórias e eletivas. As ações obrigatórias incluem:
– Criar um Comitê Gestor Local do Projeto;
– Realizar diagnóstico com os idosos que frequentam o hospital;
– Inserir as ações voltadas ao idoso no planejamento do hospital.
O Selo é concedido em quatro níveis: adesão, inicial, intermediário e pleno. O certificado tem validade de 03 anos.
O Selo Hospital Amigo do Idoso faz parte do programa governamental “São Paulo Amigo do Idoso”.

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